RCL 42 _ Genealogias da Web 2.0

Web 2.0, prolegómeno da Web 3.0?

O utilizador da Web 2.0 não se limita a ler informações no ciberespaço, como sucedia nos anos 90 do século passdo. Igualmente, ele escreve conteúdos, por exemplo artigos (posts) e respectivos comentários (comments) em blogs, definições de termos comuns na Wikipédia, ou mensagens para outros utilizadores em redes sociais.

Recentemente, a Web 3.0 foi nomeada ‘Web Semântica’, na medida em que o seu principal objectivo é a construção de sites e redes onde o respectivo modelo de sentido e de conhecimento subjacente se encontra manifesto e descrito em pormenor. Por outras palavras, no interior destes sites semânticos, a informação é organizada em torno de Ontologias, que se definem como modos de organização de significados, constituídos, entre outros instrumentos, por conjuntos de relações semânticas e lógicas, estabelecidas entre os elementos ou pólos de informação. Neste novo contexto sócio-cultural e de conhecimento, o projecto de investigação intitulado Comunicação Pública da Arte: o caso dos museus de arte locais / globais, aqui apresentado, pretende contribuir para o desenvolvimento de uma Sociologia Semântico-Lógica, associada a processos característicos da Web 3.0. Uma tal estratégia epistemológica, teórica e metodológica, ocorre através da definição de ontologias híbridas, constituídas por conceitos híbridos. Estes termos mediadores são articulados por um alfabeto de relações interconceptuais, extraídas de diversos sistemas de lógica, como as lógicas analógica, formal, dialéctica, booleana e fuzzy. Alguma ilustrações de metodologia híbrida, inerente à Sociologia Semântico-Lógica, são o Questionário Interactivo Multitoque e o Jogo das Tricotomias, instrumentos de recolha de dados e análise sociológica testados numa exposição de arte da artista Joana Vasconcelos no Museu Colecção Berardo, Lisboa, em 2010.

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