RCL 41 _ Design

O design e Web 2.0

O design é um processo, uma prática, uma profissão ou uma tomada de consciência perante a sociedade e o utilizador final do produto construído pelo designer? Qual o papel deste último no quadro da modernidade avançada ou na pós-modernidade? Num tal contexto, que relação o design estabelece com as novas tecnologias da informação e do conhecimento (TIC), em particular no seio da Internet e na Web 2.0? Que novas tarefas cabem ao designer, num momento em que a ecranização da vida quotidiana estabelece novos padrões de uso dos produtos e serviços? A actual e nova conjuntura sociocultural requer alguma reflexão crítica e um certo inedetismo por parte do designer, em particular o designer de interfaces de produtos transmedia.

Este artigo, na sua primeira parte, pretende contribuir para o debate teórico das questões anunciadas e enunciadas acima. Numa segunda parte, apresenta-se um estudo de caso, sobre o discurso que um dos dispositivos mais populares da Web 2.0, a Wikipédia, tece quanto ao design.

Navegação

Contacte-nos

icon-addressRevista de Comunicação e Linguagens
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa PORTUGAL

icon-phone(+351) 21 795 08 91

icon-fax(+351) 21 795 08 91

icon-emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.