Home Edições RCL 39 _ Fotografia(s) Arquivo A Mensagem Fotográfica

RCL 39 _ Fotografia(s)

A Mensagem Fotográfica

Este ensaio de Barthes, frequentemente citado e comentado no contexto da crítica pós-moderna da fotografia, aborda a fotografia enquanto «mensagem», utilizando conceitos da semiótica (conotação vs. denotação, sentido, significado). Tomando como exemplo a fotografia de imprensa, e a forma como esta última se estrutura no espaço da publicação e na sua relação com o leitor, Barthes chama a atenção para a necessidade de analisar a fotografia de imprensa não apenas ao nível dos seus conteúdos ideológicos, como também dos «códigos» específicos da fotografia, de modo a revelar o paradoxo que lhe subjaz: aquele que faz de um objecto inerte uma linguagem e que transforma a incultura de uma arte mecânica na mais social das instituições.

Navegação

Contacte-nos

icon-addressRevista de Comunicação e Linguagens
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa PORTUGAL

icon-phone(+351) 21 795 08 91

icon-fax(+351) 21 795 08 91

icon-emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.