Home Edições RCL 39 _ Fotografia(s) Contemporaneidades O fotográfico virtual no Second Life: Apontamentos para uma sociologia da Web 2.0

RCL 39 _ Fotografia(s)

O fotográfico virtual no Second Life: Apontamentos para uma sociologia da Web 2.0

Qual a natureza sócio-simbólica e o estatuto da imagem fotográfica e do fotográfico nos últimos anos, no seio da Web 2.0 e, em particular, no mundo virtual do Second Life (ou SL)? Para responder a esta questão de fundo, o texto seguinte estrutura-se em duas partes:

  1. A crítica de algumas ideias inseridas no campo semântico e sociológico da fotografia, da Web 2.0 e do SL. Em especial, assistimos hoje à emergência de um novo paradigma na arte da fotografia, o fotográfico virtual. Este processo, mais do que se referir à fotografia em si, fala daquilo que a fotografia deixa entrever no tecido social e nos espaços virtuais actuais. Outros processos paralelos ao fotográfico virtual, e que em parte o explicam, são o retorno do autor e a emergência do autor planetário, o efeito Pessoa, o Segundo Corpo, etc.
  2. A análise de conteúdo e de discurso sobre um dos manuais de uso mais populares do SL, onde se procura aplicar alguns dos conceitos enunciados supra. 

Navegação

Contacte-nos

icon-addressRevista de Comunicação e Linguagens
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa PORTUGAL

icon-phone(+351) 21 795 08 91

icon-fax(+351) 21 795 08 91

icon-emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.