Home Edições RCL 39 _ Fotografia(s) Contaminações Fotografia e paisagem: O explícito e o oculto nas representações fotográficas

RCL 39 _ Fotografia(s)

Fotografia e paisagem: O explícito e o oculto nas representações fotográficas

A imagem fotográfica fornece pistas e informações precisas acerca do tema registado e essa possibilidade teve papel decisivo enquanto processo de conhecimento e instrumento de preservação da memória. No entanto, nada nos impede de ultrapassarmos a barreira iconográfica. Sua face visível é o limite externo de uma história a ser desvendada; trata-se dos factos que guarda dentro de si, além da imagem, factos que não se mostram. As imagens fotográficas são codificadas formal e culturalmente, são construções técnicas, culturais, estéticas e ideológicas que devemos desmontar para compreendermos como se dá essa elaboração, como, enfim, seus elementos constituintes se articulam.

Interessam-nos de perto os cenários das grandes cidades, assim como o dos vilarejos e mesmo os do campo; são paisagens urbanas e rurais sempre instigantes pelo que não revelam explicitamente. Desenvolveremos as reflexões que se seguem tomando como exemplo o Estado de São Paulo (capital e interior), na passagem do século XIX para o XX, período em que inicia sua grande expansão, com o propósito de recuperarmos micro-histórias a partir de imagens de diferentes objectos que se inter-relacionam.

Navegação

Contacte-nos

icon-addressRevista de Comunicação e Linguagens
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa PORTUGAL

icon-phone(+351) 21 795 08 91

icon-fax(+351) 21 795 08 91

icon-emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.