Home Edições RCL 37 _ Arte e Comunicação Arte e Media The B-Sides: Combinações algorítmicas e unicidade formal - a apologia da dissensão

RCL 37 _ Arte e Comunicação

The B-Sides: Combinações algorítmicas e unicidade formal - a apologia da dissensão

Tal como na época analógica do vinil existiam os lados B para possibilitar a experimentação mais arriscada, também nas artes digitais, hoje, parece ser necessária a aproximação a esta noção para potenciar a descoberta de uma «outra» forma de intervir. Aquela que necessita estar longe da intensidade luminosa dos spotlights para, acima de tudo, poder continuar a existir.

Existem outra formas de olhar para o digital não integradas no âmbito da comunicação. Existem outras realidades que recusam a cesura pretensamente existente entre as práticas da arte contemporânea e as experimentações digitais. Essas, encontram o seu lugar numa localização transfronteiriça, carregada de impurezas, que lhes dão a possibilidade de sobrevivência, para lá, do mainstream deslumbrado da tecnologia. É desses exemplos que queremos falar, sem moralismos, apenas como obras que, ao integrarem a experimentação no seu âmago, por vezes são levadas a territórios aparentemente estranhos.

Como no caso do digital.

Tal postura só poderia, como é evidente, encontrar-se no lado B do vinil.

Por opção.

Navegação

Contacte-nos

icon-addressRevista de Comunicação e Linguagens
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa PORTUGAL

icon-phone(+351) 21 795 08 91

icon-fax(+351) 21 795 08 91

icon-emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.