RCL 36 _ Retórica

Vária

Michel Foucault, hoje ou ainda: Do dispositivo de vigilância ao dispositivo de exposição da intimidade

O texto pretende propor uma reflexão sobre a leitura de Michel Foucault das questões da comunicação no decorrer das diversas fases da sua obra. Partindo da relação com a escrita de si, consideramos se certas práticas ligadas aos novos meios de comunicação em rede, tais como blogs, ou ainda os novos produtos da TV e do cinema, tais como reality-shows e documentários «da intimidade», com os processos de estetização da existência, representariam uma nova perspectiva que seria a inversão dos dispositivos de vigilância e que chamamos de dispositivo de exposição da intimidade.

Democracia e reconhecimento: Repensar o espaço público

Este texto procura examinar as relações entre a democracia deliberativa e identidades que reivindicam reconhecimento nas sociedades contemporâneas. Está em causa não só a articulação entre formação política e expressão identitária que exige um enfoque no espaço público, como as próprias formas de comunicação que constituem esse mesmo espaço. Tendo como pano de fundo sociedades democráticas caracterizadas por exigências de maior reconhecimento social e político de distintas identidades, o artigo considera diferentes respostas à forma como a democracia pode, pela comunicação, reconhecer as diferenças tornando-se, simultaneamente, mais inclusiva.

Discursos sociais sobre o tabagismo: O caso português

Neste estudo, analisamos os discursos a favor e contra o tabagismo que se produziram em Portugal ao longo de 25 anos (1970-1995), para identificar as representações do tabagismo, de saúde e de comunicação propostas por dois discursos dissonantes, assim como os mecanismos cognitivos que a comunicação requer. Com base na análise feita, fazemos uma proposta de alguns princípios gerais para um discurso social sobre a saúde que se pode aplicar ao tabagismo, assim como a outros problemas sociais. A participação dos interessados em todas as fases do processo e a capacidade de escolha de projectos individuais e sociais de saúde são duas ideias centrais desta proposta.

Navegação

Contacte-nos

icon-addressRevista de Comunicação e Linguagens
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa PORTUGAL

icon-phone(+351) 21 795 08 91

icon-fax(+351) 21 795 08 91

icon-emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.