RCL 33 _ Corpo, técnica, subjectividades

Para uma semiótica da educação

A Pedagogia, concebida como teoria geral da boa educação, pode ser definida como ciência dos princípios e arte dos signos do sentido e sucesso da educação como «direito do homem» e como comunicação.

O ser humano é um animal pedagógico porque é um animal semiótico, mas a teoria e as profissões da educação continuam a negligenciar amplamente a sua natureza comunicacional.

É necessária e possível uma Semiótica da educação, definida como disciplina cujo objecto é a comunicação pedagógica e cujos princípios maiores são estes, talvez: princípio dialógico, princípio pragmático, princípio estético.

Navegação

Contacte-nos

icon-addressRevista de Comunicação e Linguagens
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa PORTUGAL

icon-phone(+351) 21 795 08 91

icon-fax(+351) 21 795 08 91

icon-emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.