Home Edições RCL 30 _ Pop Ensaios Y2K: Oportunismo apocalíptico

RCL 30 _ Pop

Y2K: Oportunismo apocalíptico

O objectivo deste artigo é tentar demonstar que o problema de software do ano 2000 (Y2K) foi socialmente construído tanto como ameaça tecnológica quanto como oportunidade social. No seu âmago, crenças milenares ou apocalípticas que são emocionais, inspiradas tanto pela esperança quanto pelo medo. O artigo concentra-se essencialmente na emoção da esperança, e na forma como a questão do Y2K foi construída enquanto oportunidade. São apresentados quatro exemplos que cobrem praticamente todo o espectro socio-político norte-americano, da esquerda liberal à direita conservadora: oportunidades político-ambientais, oportunidades religiosas, oportunidades dos grupos para-militares, e ainda oportunidades governamentais. Ainda que o Y2K tenha sido para muitos construído como uma ameaça, para os grupos aqui discutidos este serviu como meio para uma mudança social e política.

Navegação

Contacte-nos

icon-addressRevista de Comunicação e Linguagens
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa PORTUGAL

icon-phone(+351) 21 795 08 91

icon-fax(+351) 21 795 08 91

icon-emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.