Home Edições RCL 30 _ Pop Ensaios Atenção, emoção e tecnologia

RCL 30 _ Pop

Atenção, emoção e tecnologia

Encontra-se hoje, no campo dos media, um conjunto de práticas e constrangimentos que levam à produção daquilo a que podemos chamar uma «Economia do Acesso», que induz, em termos gerais, mas mais localizados, uma «Economia da Atenção». Este estado-de-coisas reproduz a concorrência (pelo tempo de atenção). Torna-se necessário ao medium/empresa reunir e aplicar todos os trunfos numa estratégia próxima da da publicidade. Tais trunfos incorporam-se em produtos centrados sobre conteúdos que classificamos, numa observação heurística, em volta de cinco eixos-tipo: espectáculo; afecção/emoção; massagem; selecção/segurança e hegemonias. Observando as actuais disposições, tentamos assim cruzar as vertentes que mais nos parecem destacar-se dentro destes condicionamentos de performance dos media, particularmente dos media de imagem.

Navegação

Contacte-nos

icon-addressRevista de Comunicação e Linguagens
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa PORTUGAL

icon-phone(+351) 21 795 08 91

icon-fax(+351) 21 795 08 91

icon-emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.