Home Edições RCL 30 _ Pop Ensaios Globalização e consumo: Reavaliando o conceito de audiência. O caso das (sub)culturas juvenis

RCL 30 _ Pop

Globalização e consumo: Reavaliando o conceito de audiência. O caso das (sub)culturas juvenis

Pretende-se com o presente artigo reflectir em torno do processo de globalização e dos seus efeitos na forma de pensar a comunicação nas sociedades contemporâneas. Particularmente na sua vertente cultural, a globalização apresenta uma dupla influência na estruturação dos fenómenos comunicacionais: por um lado, na forma de produzir/reproduzir um determinado conteúdo cultural; por outro lado, na forma de consumir/apropriar esse mesmo conteúdo. Esta dupla influência leva-nos, em primeiro lugar, a conceber a produção e o consumo cultural de um modo simultaneamente global e local, em segundo lugar, e consequentemente, a reavaliar o papel da audiência no processo comunicacional. Finalmente, toma-se o caso exemplar das subculturas juvenis para avaliar o alcance e o significado da globalização cultural.

Navegação

Contacte-nos

icon-addressRevista de Comunicação e Linguagens
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa PORTUGAL

icon-phone(+351) 21 795 08 91

icon-fax(+351) 21 795 08 91

icon-emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.